Loading...
 

Processo Seletivo LISHA - CNPq PIBIC 2019


O Laboratório de Integração de Software e Hardware (LISHA) da UFSC está selecionando estudantes de graduação para ampliar sua equipe.

Em atividade desde 1985, o laboratório atua em projetos de pesquisa nas áreas de arquiteturas de computadores, sistemas operacionais, redes de computadores e sistemas embarcados, tendo como principais focos de aplicação as áreas de IoT e Indústria 4.0. O laboratório atua em parceria com grandes universidades e empresas dessas áreas, desenvolvendo projetos de inovação tecnológica de software e hardware que as permite colocar no mercado produtos de ponta. Atualmente o laboratório conta com quatro sedes, duas em Florianópolis, uma delas no campus principal da UFSC e outra no Laboratório de Fotovoltaíca no Sapiens Parque, outra em Joinville e outra em Araranguá.

Candidatos interessados em trabalhar conosco em um projeto de IoT que combina aspectos de Segurança Computacional e Inteligência Artifical devem encaminhar currículo vitae e o histórico escolar para o endereço de email lisha@lisha.ufsc.br até o dia 29/07/2019. Os candidatos pré-selecionados serão convidados a uma entrevista no LISHA Florianópolis, campus principal da UFSC, no dia 30/07/2019.

Sobre o projeto

O Projeto SmartData é o alicerce científico dos projetos aplicados de IoT do LISHA e visa modelar e validar uma API para a modelagem de Sistemas Ciber-Físicos com base nos dados que produzem e, desta forma, viabilizar a aplicação de uma série de conceitos de Ciência dos Dados e Inteligência Aritifical sem comprometer a Segurança de tais sistemas críticos. Para mais detalhes, visite https://iot.ufsc.br/.

LISHA's IoT Platform Overview
Visão geral da Plataforma de IoT do LISHA

LISHA's SmartX Industrial IoT Management Platform
Visão geral da Plataforma de Gerenciamento de IoT Industrial do LISHA

Sobre a bolsa

  • Requisitos obrigatórios: Programação C/C++, experiência no desenvolvimento de software open-source para Linux, experiência em instalação de aplicativos open-source para arquiteturas diversas (cross-compiling), ter cursado e sido aprovado na disciplina de estruturas de dados.
  • Requisitos desejáveis: Conhecimento em desenvolvimento de software para sistemas embarcados.
  • Carga horária: 20 h/s
  • Remuneração: R$ 400,00 (bolsa de IC)
  • Benefícios oferecidos:
    • Ambiente de trabalho com grande potencial de aprendizagem e equipe multidisciplinar.
    • Contato com diversas instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
    • Horário de trabalho flexível (dedicação exclusiva compartilhada com os estudos).
    • Incentivo e valorização de características pessoais como dinamismo, iniciativa, trabalho em equipe, flexibilidade e boa comunicação.