Loading...
 

Tópicos Sugeridos para Mestrado no PPGESE - 2019

  • Gerenciamento de recursos em arquiteturas heterogêneas: estudar como prover garantias de tempo real críticas em plataformas com diferentes unidades de processamento (diferentes processados e FPGA). Objetivo é criar técnicas de software dentro de Sistemas Operacionais de Tempo Real para melhorar a previsibilidade de tais plataformas. Um exemplo de plataforma heterogênea moderna é a Xilinx Ultrascale+ ZCU102.

  • Monitoramento e Análise de Dados em Sistemas de Tempo Real Multiprocessados: consiste na observação de eventos gerados por processadors com múltiplos núcleos ou arquiteturas heterogêneas, análise de tais dados e proposta de algoritmos (possivelmente implementados em sistemas operacionais) para permitir que tarefas críticas não percam deadlines.

  • Detecção de Anomalias em Ambientes Industrias ou Veículos Autônomos: essa linha de pesquisa tem como objetivo investigar e propor técnicas de detecção de anomalias em ambientes industriais (indústria 4.0, IIoT) ou em veículos autonômos. Abrange a arquitetura de software para captura e obtenção de dados de maneira simples e objetiva, além do processamento dos dados objetivos. Poderão ser utilizadas técnicas de machine learning embarcadas em microcontroladores.

  • Indústria 4.0: OPC UA é uma arquitetura orientada a serviços independente de plataforma que integra funcionalidades definidas pela OPC em um único framework. Neste tópico de pesquisa temas como melhorar a interoperabilidade e segurança de serviços OPC UA para indústria 4.0, bem como a criação de um framework compatível com o padrão são possíveis.

  • Sensores Inteligentes: aplicação de sensores inteligentes em indústria 4.0, veículos autônomos e internet das coisas (com aplicações na área de saúde e smart cities).

  • Análise de Dados Aplicada a Esportes: obtenção e análise de dados de esportes de alto rendimento (como futebol, tênis, etc).

  • Aplicação de Técnicas de IoT para Agricultura e Criação de Animais: estudo e aplicação de técnicas de IoT (protocolos de comunicação, novos sensores, atuadores, etc) para a resolução de problemas relacionados à agricultura e criação de animais.