Detecção da nota

Observamos experimentalmente que as notas da guitarra emitem de 1 a 4 harmônicos. As notas mais baixas possuem mais harmônicos, de forma geral.

Como existe menor precisão na determinação das frequencias mais baixas, levou-se em conta os harmônicos para determinar a nota. A idéia do algoritmo é separar os harmônicos em blocos e atribuir uma pontuação para a sequência da harmônicos possíveis. Idealmente cada bloco teria apenas um harmônico e só haveria uma sequência, mas como é necessário tolerar os erros das notas mais baixas, esses blocos contém um intervalo de notas onde possivelmente está o harmônico correto.

Os blocos então são classificados para determinar a forma da sequência de harmônicos. Isso é necessário pois a sequência pode estar incompleta. Com 2 e 3 blocos, existem várias possibilidades de posição desses 2 ou 3 blocos em um harmônico. Com 4 blocos a sequência está completa e com 1 não existe sequência.

Experimentalmente, os harmônicos a partir de A4 (880 Hz) quase sempre são detectados corretamente. Foi estabelecido que harmônicos a partir desa nota não possuam tolerância. A tolerância para as notas anteriores é de meio tom para mais e para menos. Essas tolerâncias são inseridas nos blocos.