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Processo Seletivo LISHA 1/2024

1. Sobre o Processo Seletivo

O Laboratório de Integração de Software e Hardware (LISHA) da UFSC em Florianópolis e em Joinville/SC está selecionando estudantes para ampliar sua equipe de pesquisa e desenvolvimento e neste contexto abre processo seletivo para suprimento de vagas e formação de cadastro de reserva.

Em atividade desde 1985, o laboratório atua em projetos de pesquisa nas áreas de arquiteturas de computadores, sistemas operacionais, redes de computadores e sistemas embarcados, tendo como principais focos de aplicação as áreas de Sistemas Automotivos, Indústria 4.0 e Internet das Coisas. O laboratório atua em parceria com grandes universidades e empresas dessas áreas, desenvolvendo projetos de inovação tecnológica de software e hardware que as permite colocar no mercado produtos de ponta. Atualmente o laboratório conta com três sedes, duas em Florianópolis, uma delas no campus principal da UFSC e outra no Sapiens Parque, e outra em Joinville. Fazemos também parte da Unidade MOVE da EMBRAPII e do Centro de Pesquisa em Segurança de Sistemas Ciberfísicos.

Candidatos interessados em trabalhar conosco em um dos projetos abaixo devem encaminhar currículo vitae e histórico escolar para o endereço de email lisha at lisha.ufsc.br, informando também a vaga pretendida. Os candidatos pré-selecionados serão convidados a uma entrevista por videoconferência. Os selecionados integrarão uma lista e serão chamados tão logo as vagas sejam abertas. O processo acontecerá em ciclos até que todas as vagas tenham sido preenchidas, seguindo este calendário:
  • Primeiro ciclo: candidaturas até 01/02/2024, provas e entrevistas entre 01 e 08/02/2024, resultados a partir de 08/02/2024 e contratação conforme o cronograma de cada projeto, tentativamente em abril de 2024.
  • Segundo ciclo: candidaturas até 01/03/2024, provas e entrevistas entre 01 e 08/03/2024, resultados a partir de 08/03/2024 e contratação conforme o cronograma de cada projeto, tentativamente em abril de 2024.
  • Terceiro ciclo: candidaturas até 08/04/2024, provas e entrevistas entre 08 e 12/04/2024, resultados a partir de 12/04/2024 e contratação conforme o cronograma de cada projeto, tentativamente até maio de 2024.


2. Sobre os Projetos

2.1. AutoDL - Data Lake Seguro e Ciente de Privacidade para o Armazenamento e Processamento de Dados Veiculares

O projeto AutoDL é uma ação conjunta do LISHA, mobway, Bosch, Renault e Stellantis para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de infraestruturas seguras de Big Data Automotivo para agregar e processar grandes volumes de dados provenientes de diversas fontes relacionadas aos veículos conectados e suportando cenários de aplicação envolvendo Inteligência Artificial e ferramentas de análise de dados.

Mobway
 
A mobway é uma startup brasileira que mantém uma plataforma de dados veiculares conectada às montadoras visando uniformizar o acesso a tais dados, oferecendo aos proprietários a possibilidade de conectarem veículos a produtos, com compliance LGPD, utilizando um único padrão de dados e livre da informalidade das telemetrias.

Bosch


 
O Grupo Bosch é líder global de tecnologia e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte.

Renault Logo

 
A Renault do Brasil é uma das maiores montadoras de veículos do país, com uma fábrica de veículos instalada na cidade de São José dos Pinhais - PR desde 1998. Esta fábrica de veículos é uma das mais moderna da América Latina e, em 2020, foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como referência na Indústria 4.0.

Fca

 
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é um conglomerado industrial ítalo-americano que projeta e produz automóveis, caminhões, tratores, máquinas agrícolas, motores, transmissões, peças fundidas, autopeças e sistemas de automação industrial, entre outros. A Fiat está instalada em Betim - MG, desde 1976 e a O grupo atualmente integra a Stellantis, uma constelação de 14 marcas icônicas de automóveis.


PSA

 
O Grupo PSA Peugeot Citroën é uma indústria automobilística francesa que projeta e produz automóveis e motocicletas. A PSA tem uma fábrica em Porto Real - RJ desde 2001. O grupo atualmente integra a Stellantis, uma constelação de 14 marcas icônicas de automóveis.


Neste projeto, as equipes das empresas parceiras que colaboraram com o proejto, as quais incluem engenheiros, cientistas e técnicos, aportarão casos de aplicação de aprendizado de máquina para classificação e predição de eventos de interesse.


2.2. Auto5G - Sistema Inteligente de Telemetria e Telecomando Veicular 5G

O projeto Auto5G é uma ação conjunta do LISHA, Intelbras e YakP para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de conectividade de veículos com o ambiente externo no contexto de Redes 5G no contexto do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e adensamento da cadeia produtiva de veículos automotivos – Rota 2030. O projeto visa implementar e validar um Sistema Inteligente de Telemetria e Telecomando Veicular, com foco no suporte a diagnóstico e manutenção preventiva em veículos automotores destinados ao transporte de cargas ou pessoas. Esta linha temática é uma oportunidade para oferecer ao segmento automotivo maior segurança, ao diminuir a incidência de falhas elétricas ou mecânicas críticas no veículo, além de oportunizar um controle preditivo de manutenção e, consequentemente, reduzindo custos de manutenção de veículos no Brasil. O projeto especificará mecanismos e protocolos de comunicação entre máquinas no contexto de 5G, Machine-to-Machine (M2M) e da Internet das Coisas Industriais (IIoT) para coletar dados de sensores instalados em veículos de carga e transmiti-los em tempo real.


Intelbras Logo 6 2
 
A Intelbras é uma empresa Brasileira de produtos e soluções eletrônicas, atuando em diversos segmentos como telecomunicações, segurança patrimonial, equipamentos para informática, entre outros. Possui seis unidades fabris no Brasil, tendo a matriz na grande Florianópolis (São José). A empresa participará do projeto com engenheiros e analistas, além de oferecer infraestrutura para testes em 5G.

A Yak é uma empresa Brasileira, fabricante de tratores elétricos. É a primeira fabricante nacional deste tipo de veículos. Possui unidade fabril na cidade de Joinville e participará do projeto com suporte de engenheiros e um veículo para integração e testes.

2.3. IASE - Sistema Inteligente de Aquisição e Análise de Dados para Controladores Automotivos - Fase 2

O projeto IASE 2 é um esforço conjunto do LISHA e da Renault do Brasil, dentro do programa Rota 2030 Linha V coordenada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), para aplicar técnicas de Inteligência Artificial em veículos para automatizar a detecção de falhas e anomalias durante fases de teste e permitir a captura de dados sem fio de forma automática e em tempo real. A Fase 2 do projeto foca em otimizar o hardware e o software desenvolvidos na fase 1 com o intuito de industrializar e fornecer um sistema completo e utilizável para a montadora.

A Renault do Brasil é uma das maiores montadoras de veículos do país e possui uma fábrica de veículos na cidade de São José dos Pinhais/PR. A equipe da Renault neste projeto contará com Engenheiros e Técnicos do time de desenvolvimento de powertrain automotivo.

2.4. OBNZip - Compressor Inteligente de Dados Sísmicos para OBN

O uso de Ocean Bottom Nodes (OBNs) na exploração sísmica de reservas de petróleo e gás requer a permanência e operação submarina prolongada dos mesmos, resultando em desafios tecnológicos como a extração de dados durante a operação e autonomia energética. Usando transmissão subaquática de dados, os diferentes canais de comunicação (acústico, eletromagnético e ótico), estão sujeitos a limitações específicas, ainda que em graus distintos, e têm diferentes implicações na autonomia energética da aquisição por OBN. Para avançar nas questões relacionadas a estes dois desafios em aquisição submarina por meio de OBNs, o presente projeto propõe um trabalho integrado entre diferentes grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para alcançar cinco metas: 1) Estudo exploratório sobre comunicação submarina sem fio voltada para transmissão de dados sísmicos entre OBNs e entre OBNs e demais dispositivos pelos diferentes canais disponíveis, visando minimizar a quantidade de dados a ser transmitida; 2) Estudo exploratório sobre gestão de Energia em OBNs durante a permanência no leito marinho; 3) Desenvolvimento de modelos preditivos de dados sísmicos submarinos; 4) Desenvolvimento de um sistema de compressão de dados sísmicos submarinos usando aprendizado de máquina; e 5) Planejamento da integração do compressor inteligente com métodos de comunicação e gerenciamento de energia em OBN identificados como mais adequados durante a execução do projeto.

A Petrobras é mundialmente reconhecida por sua tecnologia de exploração de petróleo em águas ultraprofundas e atua em diversas área de pesquisa nas tecnologias associadas à geração de energia.

3. Sobre Florianópolis, Joinville, a UFSC e o LISHA

Está com dúvida em relação ao custo e a vida em Santa Catarina e sobre como é trabalhar no LISHA? Interaja diretamente com nossos colaboradores através do email estudantes@lisha.ufsc.br.
Quer cursar mestrado ou doutorado na UFSC, veja os editais de seleção dos programas associados:


4. Sobre as Vagas

Benefícios comuns a todas as vagas

  • Ambiente de trabalho com grande potencial de aprendizagem e equipe multidisciplinar.
  • Contato com diversas instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
  • Incentivo e valorização de características pessoais como dinamismo, iniciativa, trabalho em equipe, flexibilidade e boa comunicação.
  • Horário de trabalho flexível (dedicação exclusiva compartilhada com os estudos).
  • Possibilidade de contratação pelas empresas parceiras.

Pós-Doutorado em Sistemas Ciberfísicos com foco em Sistemas Autônomos Críticos

  • Requisitos obrigatórios: possuir doutorado em Computação, Engenharias ou Matemática, possuir conhecimentos sólidos de desenvolvimento de software e de gestão de projetos e conhecimentos em Aprendizado de Máquina.
  • Requisitos desejáveis: experiência prévia em projetos industriais com aplicação de inteligência artificial.
  • Carga horária: 40 h/s.
  • Remuneração: bolsa de R$ 10.500,00 mensais por 24 meses.
  • Vagas: 1.
  • Lotação: Florianópolis.


Desenvolvimento de Software Embarcado para Sistemas Ciberfísicos Autônomos

  • Requisitos obrigatórios: ter formação acadêmica em Ciência da Computação, Engenharias ou Matemática, possuir conhecimentos sólidos de desenvolvimento de software e de gestão de projetos.
  • Requisitos desejáveis: experiência prévia em projetos industriais com aplicação de inteligência artificial.
  • Carga horária: 40 h/s (20 h/s para cursar pós-graduação).
  • Remuneração: bolsa de R$ 6.500,00 mensais por 24 meses para mestrandos, R$ 8.500,00 mensais por 36 meses para doutorandos, ou R$ 10.500,00 mensais por 24 meses para doutores.
  • Vagas: 4.
  • Lotação: Florianópolis ou Remoto.
  • Candidatos pré-selecionados no primeiro ciclo:
    • Rodrigo Gonçalves (doutor, nota 9,3, início previsto para 04/2024).
    • Mateus Martínez de Lucena (doutorando, nota 9,0, início previsto para 04/2024).
    • Luiz Fernando Martins Pastuch (mestrando, nota 8,7, enquadramento junto à agência financiadora a ser confirmado até 30/4/2024).
    • Leonardo Pezenatto da Silva (mestrando, nota 8,3, enquadramento junto à agência financiadora a ser confirmado até 30/4/2024).

Desenvolvimento de Software Embarcado para Sistemas Ciberfísicos Autônomos

  • Requisitos obrigatórios: ter formação acadêmica em Ciência da Computação, Engenharias ou Matemática, possuir conhecimentos sólidos de desenvolvimento de software e de gestão de projetos.
  • Requisitos desejáveis: experiência prévia em projetos industriais.
  • Carga horária: 10, 20 ou 40 h/s.
  • Remuneração: contrato CLT de R$ 1.275,00 para 10 h/s, R$ 2.600,00 menais para 20 h/s ou R$ 5.200,00 menais para 40 h/s mais vale transporte de R$ 295,00 e mais vale alimentação de R$ 880,00.
  • Vagas: 2.
  • Lotação: Florianópolis ou Remoto.
  • Candidatos pré-selecionados no segundo ciclo:
    • Felippe Schmoeller da Roza (CLT, nota 9,3, enquadramento junto à agência financiadora a ser confirmado até 30/4/2024).
    • Guilherme Mertens de Andrade (CLT, nota 8,7, enquadramento junto à agência financiadora a ser confirmado até 30/4/2024).

Cientisa de Dados de Sistemas Ciberfísicos Autônomos

  • Requisitos obrigatórios: ter formação acadêmica em Ciência da Computação, Engenharias ou Matemática, possuir conhecimentos sólidos de estatística, aprendizado de máquina, desenvolvimento de software e de gestão de projetos.
  • Requisitos desejáveis: experiência prévia em projetos industriais.
  • Carga horária: 10, 20 ou 40 h/s.
  • Remuneração: contrato CLT de R$ 1.275,00 para 10 h/s, R$ 2.600,00 menais para 20 h/s ou R$ 5.200,00 menais para 40 h/s mais vale transporte de R$ 295,00 e mais vale alimentação de R$ 880,00.
  • Vagas: 2.
  • Lotação: Florianópolis ou Remoto.
  • Candidatos pré-selecionados no terceiro ciclo:
    • Leonardo Queiroz de Freitas El Assal(CLT, nota 9,0, contratação condicionada à aprovação de ajuste de vagas pelo órgão financiador).
    • Rafaela Amaral Lange(CLT, nota 9,0, contratação condicionada à aprovação de ajuste de vagas pelo órgão financiador).
    • Eduardo Jordão de Castro(CLT, nota 8,7, contratação condicionada à aprovação de ajuste de vagas pelo órgão financiador).


Mestrado em Sistemas Embarcados - Hardware / Firmware / Software / IA / Segurança Cibernética

  • Requisitos obrigatórios: ter formação acadêmica em Ciência da Computação ou Engenharias, possuir domínio em linguagem C/C++.
  • Requisitos desejáveis: conhecimentos de gestão de projetos, conhecimento no processo de desenvolvimento de sistemas embarcados.
  • Carga horária: 40 h/s compartilhadas com estudo.
  • Remuneração: bolsa de R$ 2.415,00 mensais por 24 meses (pode ser acumulada com bolsa de estudo).
  • Vagas: 3.
  • Lotação: Florianópolis ou Joinville.

IC em Sistemas Embarcados - Hardware / Firmware / Software / IA / Segurança Cibernética

  • Requisitos obrigatórios: estar matriculado em cursos de Engenharia, Ciências da Computação ou Ciências de Dados da UFSC ou do IFSC em Florianópolis ou Joinville, possuir conhecimentos de programação e sistemas embarcados.
  • Requisitos desejáveis: ter experiência no desenvolvimento de software em ambiente Linux, programação C/C++ e de microcontroladores, conhecimentos básicos de hardware.
  • Carga horária: 20 h/s.
  • Remuneração: bolsa de pesquisa de R$ 805,00 mensais por 12 meses.
  • Vagas: 6 2 1.
  • Lotação: Florianópolis ou Joinville.
  • Candidatos pré-selecionados no primeiro ciclo:
    • Bianca Mazzuco Versola (graduando CC, nota 9,0, início 01/02/2024).
    • Gabriel Madeira (graduando meca, nota 9,0, início 01/02/2024).
    • Milene Ferreira da Silva (graduando meca, nota 8,0, início 01/03/2024).
  • Candidatos pré-selecionados no primeiro ciclo:
    • Murillo Cordeiro Guindani (graduando CC, nota 9,0, início previsto para 04/2024).
  • Candidatos pré-selecionados no terceiro ciclo:
    • Ilton Pfleger Junior (graduando CC, nota 8,3, início previsto para 04/2024).

Desenvolvimento de Software

  • Requisitos obrigatórios: ter Ensino Médio completo, ou Superior Incompleto, ou 8 (oito) anos de experiência na execução de atividades relacionadas com front-end.
  • Requisitos desejáveis: experiência prévia em projetos de UI; experiência com desenvolvimento de front-end.
  • Carga horária: 20 h/s.
  • Contratação: CLT.
  • Vagas: 1.
  • Lotação: Florianópolis ou Remoto.
  • Candidato pré-selecionado: Arthur de Lara Machado