Processo Seletivo LISHA 7/2024

1. Sobre o Processo Seletivo

O Laboratório de Integração de Software e Hardware (LISHA) da UFSC em Florianópolis e em Joinville/SC está selecionando estudantes para ampliar sua equipe de pesquisa e desenvolvimento e neste contexto abre processo seletivo para suprimento de vagas e formação de cadastro de reserva.

Em atividade desde 1985, o laboratório atua em projetos de pesquisa nas áreas de arquiteturas de computadores, sistemas operacionais, redes de computadores e sistemas embarcados, tendo como principais focos de aplicação as áreas de Sistemas Automotivos, Indústria 4.0 e Internet das Coisas. O laboratório atua em parceria com grandes universidades e empresas dessas áreas, desenvolvendo projetos de inovação tecnológica de software e hardware que as permite colocar no mercado produtos de ponta. Atualmente o laboratório conta com três sedes, duas em Florianópolis, uma delas no campus principal da UFSC e outra no Sapiens Parque, e outra em Joinville. Fazemos também parte da Unidade MOVE da EMBRAPII e do Centro de Pesquisa em Segurança de Sistemas Ciberfísicos.

Candidatos interessados em trabalhar conosco em um dos projetos abaixo devem encaminhar currículo vitae e histórico escolar para o endereço de email lisha@lisha.ufsc.br, informando também a vaga pretendida. Os candidatos pré-selecionados serão convidados a uma entrevista por videoconferência. Os selecionados integrarão uma lista e serão chamados tão logo as vagas sejam abertas. O processo acontecerá em ciclos até que todas as vagas tenham sido preenchidas, seguindo este calendário:
  • Primeiro ciclo: candidaturas até 07/12/2024, entrevistas até 10/12/2024, resultados até 11/12/2024 e contratação a partir de dezembro de 2024.
  • Segundo ciclo: candidaturas até 19/01/2025, entrevistas até 24/01/2025, resultados até 25/01/2025 e contratação a partir de fevereiro de 2025.
  • Terceiro ciclo: candidaturas até 23/02/2025, entrevistas até 28/02/2025, resultados até 28/02/2025 e contratação a partir de março de 2025.

2. Sobre os Projetos

2.1. AutoDL - Data Lake Seguro e Ciente de Privacidade para o Armazenamento e Processamento de Dados Veiculares

O projeto AutoDL é uma ação conjunta do LISHA, mobway, Bosch, Renault e Stellantis para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de infraestruturas seguras de Big Data Automotivo para agregar e processar grandes volumes de dados provenientes de diversas fontes relacionadas aos veículos conectados e suportando cenários de aplicação envolvendo Inteligência Artificial e ferramentas de análise de dados.

Mobway
 
A mobway é uma startup brasileira que mantém uma plataforma de dados veiculares conectada às montadoras visando uniformizar o acesso a tais dados, oferecendo aos proprietários a possibilidade de conectarem veículos a produtos, com compliance LGPD, utilizando um único padrão de dados e livre da informalidade das telemetrias.

Bosch


 
O Grupo Bosch é líder global de tecnologia e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte.

Renault Logo

 
A Renault do Brasil é uma das maiores montadoras de veículos do país, com uma fábrica de veículos instalada na cidade de São José dos Pinhais - PR desde 1998. Esta fábrica de veículos é uma das mais moderna da América Latina e, em 2020, foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como referência na Indústria 4.0.

Fca

 
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é um conglomerado industrial ítalo-americano que projeta e produz automóveis, caminhões, tratores, máquinas agrícolas, motores, transmissões, peças fundidas, autopeças e sistemas de automação industrial, entre outros. A Fiat está instalada em Betim - MG, desde 1976 e a O grupo atualmente integra a Stellantis, uma constelação de 14 marcas icônicas de automóveis.


PSA

 
O Grupo PSA Peugeot Citroën é uma indústria automobilística francesa que projeta e produz automóveis e motocicletas. A PSA tem uma fábrica em Porto Real - RJ desde 2001. O grupo atualmente integra a Stellantis, uma constelação de 14 marcas icônicas de automóveis.


Neste projeto, as equipes das empresas parceiras que colaboraram com o proejto, as quais incluem engenheiros, cientistas e técnicos, aportarão casos de aplicação de aprendizado de máquina para classificação e predição de eventos de interesse.


2.2. Auto5G - Sistema Inteligente de Telemetria e Telecomando Veicular 5G

O projeto Auto5G é uma ação conjunta do LISHA, Intelbras e YakP para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de conectividade de veículos com o ambiente externo no contexto de Redes 5G no contexto do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e adensamento da cadeia produtiva de veículos automotivos – Rota 2030. O projeto visa implementar e validar um Sistema Inteligente de Telemetria e Telecomando Veicular, com foco no suporte a diagnóstico e manutenção preventiva em veículos automotores destinados ao transporte de cargas ou pessoas. Esta linha temática é uma oportunidade para oferecer ao segmento automotivo maior segurança, ao diminuir a incidência de falhas elétricas ou mecânicas críticas no veículo, além de oportunizar um controle preditivo de manutenção e, consequentemente, reduzindo custos de manutenção de veículos no Brasil. O projeto especificará mecanismos e protocolos de comunicação entre máquinas no contexto de 5G, Machine-to-Machine (M2M) e da Internet das Coisas Industriais (IIoT) para coletar dados de sensores instalados em veículos de carga e transmiti-los em tempo real.


Intelbras Logo 6 2
 
A Intelbras é uma empresa Brasileira de produtos e soluções eletrônicas, atuando em diversos segmentos como telecomunicações, segurança patrimonial, equipamentos para informática, entre outros. Possui seis unidades fabris no Brasil, tendo a matriz na grande Florianópolis (São José). A empresa participará do projeto com engenheiros e analistas, além de oferecer infraestrutura para testes em 5G.

Logo YAK AF
A Yak é uma empresa Brasileira, fabricante de tratores elétricos. É a primeira fabricante nacional deste tipo de veículos. Possui unidade fabril na cidade de Joinville e participará do projeto com suporte de engenheiros e um veículo para integração e testes.

2.3. IASE - Sistema Inteligente de Aquisição e Análise de Dados para Controladores Automotivos - Fase 2

O projeto IASE 2 é um esforço conjunto do LISHA e da Renault do Brasil, dentro do programa Rota 2030 Linha V coordenada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), para aplicar técnicas de Inteligência Artificial em veículos para automatizar a detecção de falhas e anomalias durante fases de teste e permitir a captura de dados sem fio de forma automática e em tempo real. A Fase 2 do projeto foca em otimizar o hardware e o software desenvolvidos na fase 1 com o intuito de industrializar e fornecer um sistema completo e utilizável para a montadora.

Renault Logo
A Renault do Brasil é uma das maiores montadoras de veículos do país e possui uma fábrica de veículos na cidade de São José dos Pinhais/PR. A equipe da Renault neste projeto contará com Engenheiros e Técnicos do time de desenvolvimento de powertrain automotivo.


2.4. OBNZip - Compressor Inteligente de Dados Sísmicos para OBN

O uso de Ocean Bottom Nodes (OBNs) na exploração sísmica de reservas de petróleo e gás requer a permanência e operação submarina prolongada dos mesmos, resultando em desafios tecnológicos como a extração de dados durante a operação e autonomia energética. Usando transmissão subaquática de dados, os diferentes canais de comunicação (acústico, eletromagnético e ótico), estão sujeitos a limitações específicas, ainda que em graus distintos, e têm diferentes implicações na autonomia energética da aquisição por OBN. Para avançar nas questões relacionadas a estes dois desafios em aquisição submarina por meio de OBNs, o presente projeto propõe um trabalho integrado entre diferentes grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para alcançar cinco metas: 1) Estudo exploratório sobre comunicação submarina sem fio voltada para transmissão de dados sísmicos entre OBNs e entre OBNs e demais dispositivos pelos diferentes canais disponíveis, visando minimizar a quantidade de dados a ser transmitida; 2) Estudo exploratório sobre gestão de Energia em OBNs durante a permanência no leito marinho; 3) Desenvolvimento de modelos preditivos de dados sísmicos submarinos; 4) Desenvolvimento de um sistema de compressão de dados sísmicos submarinos usando aprendizado de máquina; e 5) Planejamento da integração do compressor inteligente com métodos de comunicação e gerenciamento de energia em OBN identificados como mais adequados durante a execução do projeto.

Petrobras
A Petrobras é mundialmente reconhecida por sua tecnologia de exploração de petróleo em águas ultraprofundas e atua em diversas área de pesquisa nas tecnologias associadas à geração de energia.

3. Sobre Florianópolis, Joinville, a UFSC e o LISHA

Está com dúvida em relação ao custo e a vida em Santa Catarina e sobre como é trabalhar no LISHA? Interaja diretamente com nossos colaboradores através do email estudantes@lisha.ufsc.br.
Quer cursar mestrado ou doutorado na UFSC, veja os editais de seleção dos programas associados:


4. Sobre as Vagas

Benefícios comuns a todas as vagas

  • Ambiente de trabalho com grande potencial de aprendizagem e equipe multidisciplinar.
  • Contato com diversas instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
  • Incentivo e valorização de características pessoais como dinamismo, iniciativa, trabalho em equipe, flexibilidade e boa comunicação.
  • Horário de trabalho flexível (dedicação exclusiva compartilhada com os estudos).
  • Possibilidade de contratação pelas empresas parceiras.


IC em Comunicação Submarina Óptica e Acústica

  • Requisitos obrigatórios: estar matriculado em cursos de Engenharia, Ciências da Computação ou Ciências de Dados da UFSC ou do IFSC em Florianópolis, possuir conhecimentos de programação C/C++ e python.
  • Requisitos desejáveis: desejável experiência com microcontroladores e aquisição de dados.
  • Carga horária: 20 h/s.
  • Remuneração: bolsa de pesquisa de R$ 1092,00 mensais por 6 meses. Início imediato!
  • Vagas: 1.
  • Lotação: Florianópilis.

IC em Comunicação Veicular Segura

  • Requisitos obrigatórios: estar matriculado em curso de Ciências da Computação da UFSC ou do IFSC em Florianópolis, possuir conhecimentos de programação, redes de computadores e sistemas embarcados.
  • Requisitos desejáveis: ter experiência no desenvolvimento de software em ambiente Linux, programação C/C++, e conhecimentos básicos de segurança cibernética.
  • Carga horária: 20 h/s.
  • Remuneração: bolsa de pesquisa de R$ 805,00 mensais por 12 meses.
  • Vagas: 3, 1.
  • Lotação: Florianópolis.
  • Candidatos pré-selecionados no segundo ciclo:
    • Thiago Bewiahn (graduando CC, nota 9, início previsto para 01/02/2025).
    • Emanuely Poncio do Amaral (graduando Engenharia Eletrônica, nota 8, início previsto para 01/03/2025).

IC em Desenvolvimento de aplicação web/frontend

  • Requisitos obrigatórios: estar matriculado em curso de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Design ou áreas afins da UFSC ou do IFSC em Florianópolis, possuir conhecimentos de programação em HTML, CSS e JavaScript;
  • Requisitos desejáveis: ter experiência com Vue.js e Vuetify; Familiaridade com ferramentas de design como Figma (ou similar); Noções de design responsivo e UX;
  • Carga horária: 20 h/s.
  • Remuneração: bolsa de pesquisa de R$ 805,00 mensais por 12 meses.
  • Vagas: 1.
  • Lotação: Florianópolis.