Federal University of Santa Catarina Software/Hardware Integration Lab |
Call for Participation
Date: 17 Apr 2012 | Room: INE 103 |
Time: 9:30 |
Um Modelo de Otimizção para o Gerenciamento Microscópico Centralizado do Tráfego de Veículos Inteligentes em um Segmento de Rodovia
Ricardo Reghelin
Instituto Federal de Santa Catarina
O objetivo deste trabalho é propor uma solução matemática para otimizar o gerenciamento microscópico centralizado do tráfego de veículos inteligentes em um segmento de rodovia de pista simples. Para isto é apresentado um modelo de otimização que calcula os movimentos em conjunto dos veículos e cujo critério é reduzir o tempo de viagem para cada veículo. São considerados componentes essenciais do sistema dinâmico viário como topografia da pista, regras de trânsito e a curva de aceleração máxima de cada veículo. O modelo pode lidar com várias situações de tráfego, tais como ultrapassagens, inclinação na pista, obstáculos e redutores de velocidade. Como o modelo não tem tempo computacional aplicável ao mundo real, também é proposto um algoritmo baseado em simulador de tráfego. O resultado do algoritmo tem importância adicional, pois serve de referência para resolver o problema da prioridade nas ultrapassagens. Também são propostos indicadores para a avaliação microscópica de tráfego. Para avaliar o modelo e do algoritmo são apresentados resultados de testes em cenários simulados
Ricardo Reghelin é professor de Informática do Instituto Federal Catarinense campus São Francisco do Sul. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Doutorando pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
UFSC/CTC/LISHA PO Box 476 88040-900 Florianópolis - SC BRAZIL |
Phone: +55 48 3721-9516 Fax: +55 48 3721-9516.b16 E-mail: lisha@lisha.ufsc.br Web: http://www.lisha.ufsc.br |